Visualizar

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Botija" de Jararaca

A "Botija" de Jararaca
Em torno do tema "cangaço" há várias lendas, relatos inverídicos, ou fatos modificados ao bel-prazer do narrador. Isso dificulta muito o trabalho do pesquisador, que tem a obrigação de separar o joio do trigo, a história da estória, o fato da lenda. O caso que vamos narrar, encontra-se no livro "Cangaço – Recordação do Ataque Frustrado", de autoria de Gilbamar de Oliveira Bezerra. Mas foi o único autor, dos muitos que escreveram sobre o ataque de Lampião a Mossoró, que se encarregou do caso, e a meu ver, muito superficialmente, embora cite as fontes. Portanto, conto aqui como mais uma das lendas do cangaço, até o surgimento de outros documentos que ratifiquem o fato.
Existia em Mossoró um cidadão conhecido por Chico do Rosário, que residia com a família numa casa situada no bairro Doze Anos e comerciava carnes nas imediações do "Saco". No dia 13 de junho de 1927 o mesmo se encontrava em seu estabelecimento comercial, quando o portador do bilhete de Lampião ao prefeito Rodolfo Fernandes o encontrou, avisando-lhe, então, do propósito dos cangaceiros, que já se encontravam próximos, aconselhando que ele deveria fechar a bodega. Seu Chico agradeceu, fechou o estabelecimento e se dirigiu para o lar onde já se encontravam outras famílias à espera de transporte. Foram todos levados para vários pontos da cidade, ficando Chico do Rosário e família arranchados numa casa próximo à trincheira da igreja de São Vicente, onde permaneceram até o fim do combate.
Com a prisão e morte de Jararaca, a cidade voltou à rotina normal. Certo dia, Chico do Rosário dirigiu-se ao "Saco", a fim de trazer alguns animais que comprara. Atravessou a ponte do trem e continuou seguindo o seu caminho quando ouviu uma voz lhe chamando. Procurando o autor da voz, reconheceu o mesmo como sendo o bandido Jararaca, que ele havia visto algumas vezes na cadeia, antes do mesmo ser "justiçado" pela polícia, trajando a mesma roupa de quando havia sido preso. Mesmo sabendo que o bandido estava morto, Chico do Rosário não teve medo. Aproximou-se e ouviu o mesmo dizer: "- Eu lhe chamei para lhe dar um negócio. Tá vendo esse pau enfincado?" Perguntou o espectro de Jararaca.
"- Tou! " Disse o marchante.
"- Apois tire o pau da daí, cave um pouco, no buraco tem uma caixa com 22$000 (vinte e dois contos de réis) e um punhá cum duas alianças de ouro. São seus".
Chico do Rosário fez exatamente como lhe dissera Jararaca, inclusive repassado o valor. De posse do dinheiro, do punhal e das alianças, ele levantou-se para agradecer tão generosa oferta, no entanto não havia mais ninguém no local além dele; o espectro desaparecera inexplicavelmente.
Ainda sem nada temer, guardou os valores e prosseguiu seu destino. De então em diante sua vida mudou por completo, tornando-se menos árdua, comprou uma
grande casa e continuou no comércio de carnes, agora de forma acentuadamente diferente: possuía uma pequena riqueza.
Mas, como surgiu essa lenda? Acredito que foi pelo fato de quando Jararaca foi preso, não encontraram com ele o tesouro que achavam que o mesmo possuía, fruto dos roubos praticados em sua sangrenta caminhada no cangaço. Nada mais claro do que imaginar que o mesmo havia escondido seu "butim" em algum local, provavelmente onde o mesmo havia ficado escondido. Daí surgir a lenda da botija de Jararaca, sendo o Seu Chico do Rosário o beneficiado.
FONTE: COLUNA DE GERALDO MAIA - NOSSA HISTÓRIA, PUBLICADA NO JORNAL O MOSSOROENSE (17/10/1872), EDIÇÃO DO DIA 20 DE JUNHO DE 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 16 BLOGS, 1350 LINKS, DOIS ORKUTS, UM YOUTUBE, UM FACEBOOK,UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1300 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A XXVIII - XII - IIMM, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...

Minha lista de blogs